HELDER

Helder Pereira

HELDER PEREIRA
PL

Telefone: (19) 3874-7857

helderpereira@camarapaulinia.sp.go

Heldervan Pereira Silva, 45 anos, casado, Empresário.

Mineiro de Águas Formosas, nasceu em 8 de janeiro de 1976. É filho do autônomo Hildevando Pereira Silva e da babá Ana Maria Santos Silva. Helder, como gosta de ser chamado, é o segundo dentre os 7 filhos, sendo 2 falecidos.

Aos 3 meses de vida se mudou para São Paulo com a família. Cerca de 9 anos depois, voltou para Águas Formosas. Aos 11 anos, já ajudava a família vendendo produtos na feira. Ainda na cidade natal, trabalhou como ajudante de frete de caminhão e atendente numa sorveteria. Aos 14 anos, outra mudança. Em Teófilo Otoni (MG), serviu o Exército e também foi ajudante de pedreiro e de mecânico, engraxate e vendedor de sorvetes.

Com 19 anos começou a vender atlas e mapas pelo Brasil todo, quando teve a oportunidade de conhecer muitas cidades brasileiras.

Chegou em Paulínia em 1997, aos 21 anos. Veio passar o Natal na casa de um tio no bairro João Aranha e nunca mais conseguiu deixar a cidade.

Exerceu várias funções por aqui, entre elas ajudante de pedreiro, coletor de emissões atmosféricas e efluentes, técnico em Meio Ambiente e operador de ponte rolante. Entre 2005 e 2015, fundou 3 empresas, 2 no ramo de Meio Ambiente e uma de Transportes.

Conheceu a esposa em Paulínia através de uma tia, em 2000. Oito meses depois já estavam morando juntos. O casal tem 3 filhos: Gustavo, hoje com 18 anos; Gabriel, 15, que foi vereador da Câmara Jovem em 2019, e também Raquel, 21 anos, sobrinha e filha do coração. Aos 15 anos, ela perdeu a mãe e foi morar com a família de Helder.

É católico praticante, mora no bairro João Aranha e aluno do COF – Curso On-line de Filosofia do Professor Olavo de Carvalho. É técnico em Química (Etep, 2002); graduado em Superior de Tecnologia em Gestão Pública (Unip, 2020) e Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (Facp, 2016) e especialista em Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social (Senac, 2018).

Nas horas de lazer, gosta de praticar ciclismo e caminhadas. Segundo Helder, são nesses momentos que aproveita para analisar as necessidades em torno da cidade. Para ele, Dr. Ulysses Guimarães foi uma grande inspiração.

 “Eu sempre gostei do trabalho social, de ajudar ao próximo, e vi que seria possível exercer isto através da política.”

Vida política

Um ano depois de ter sido eleito conselheiro titular do Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente), como representante da sociedade civil, Helder filiou-se ao PSL pela internet em 2018. Passou a integrar o PL em 2020, candidatou-se a vereador pela primeira vez e ganhou as eleições com 664 votos.

Antes disso, entre 2014 e 2015, foi chefe de Departamento na Secretaria de Meio Ambiente de Paulínia.


PCOMISSOES

propapre
ULTVER
Helder Pereira indica UTI neonatal e Wi-fi gratuito no Hospital Municipal
Helder pede vacina contra a dengue e projeto de saúde mental nas escolas
Hortas comunitárias e destino adequado do lixo são pedidos de Helder
Verbas de Helder vão capacitar trabalhadores e equipar unidades de saúde
Helder sugere ginásio esportivo em Betel e lixeiras nos pontos de ônibus
Helder Pereira pede ecopontos e questiona o descarte irregular de lixo
Pular para o conteúdo