Alex Eduardo sugere festival municipal de música e museu digital de Paulínia
O vereador Alex Eduardo (PRTB) propõe criar o festival municipal de música “Canta Paulínia”, com objetivo de fortalecer a cultura local e ampliar os espaços de participação artística da população, como também valorizar e revelar artistas da cidade, fomentando a produção cultural e abrindo oportunidades para músicos de diferentes estilos e idades.
Para ele, o festival poderia ser realizado anualmente, com etapas de seleção, eliminatórias e uma grande final com apresentações abertas ao público em espaços públicos ou privados, com transmissão pelas redes oficiais da Prefeitura.
Ainda na cultura, Alex indica criar um museu digital com acervo histórico, cultural e interativo da cidade, como uma solução moderna, inclusiva e eficaz para resgatar, preservar e divulgar a história de Paulínia.
Além de preservar a memória coletiva, o museu digital poderia ser utilizado como ferramenta de apoio pedagógico nas escolas da rede municipal e particular, enriquecendo as aulas de história local, cidadania e cultura. A plataforma também contaria com visitas virtuais, exposições temáticas, linha do tempo interativa e materiais para pesquisa escolar.
Demais propostas dele são criar Olimpíadas da Primeira Infância, por meio do esporte e do movimento, respeitando as especificidades de cada faixa etária, e Zona Azul Digital nas áreas centrais do município.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)
Imagem: Prefeitura de Jundiaí