Ampliar Centro Dia para Idosos e placas solares em escolas são propostas de Fabio da Van
O vereador Fabio da Van (PRTB) pede ampliação do Centro Dia para Idosos (CDI) em Paulínia, para garantir mais acessibilidade, qualidade de vida e suporte às famílias, prevenindo a institucionalização dos idosos e promovendo um envelhecimento digno e acolhedor
Diante do sucesso da unidade existente e da crescente demanda por atendimento à população idosa, ampliar os serviços do CDI ofereceria cuidados diurnos a idosos com algum grau de dependência para mais famílias. Atualmente, a única unidade atende apenas 50 pessoas, número insuficiente diante do aumento da população idosa no município.
Na educação, da Van sugere instalar placas solares em escolas, unidades de saúde e demais prédios públicos de Paulínia como forma de garantir energia suficiente para o funcionamento de aparelhos de ar-condicionado e promover sustentabilidade com economia aos cofres públicos e reforçaria o compromisso ambiental do município.
Com a instalação dos aparelhos já em andamento, o vereador aponta que a atual rede elétrica poderá não suportar a demanda. A adoção de energia solar é uma alternativa viável, reduzindo custos a longo prazo e evitando obras complexas.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Imagem: Prefeitura de Paulínia
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)