Helder Pereira pede ações para inclusão e bem-estar de pessoas com deficiência em Paulínia

Helder Pereira pede ações para inclusão e bem-estar de pessoas com deficiência em Paulínia

O vereador Helder Pereira (PL) apresentou à Prefeitura um conjunto de propostas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência e ao fortalecimento de políticas públicas sociais.

Ele defende um Centro de Referência para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), capacitação de professores para lidar com episódios de desregulação de alunos atípicos e a disponibilização de técnicos de enfermagem para acompanhar estudantes com necessidades médicas nas escolas municipais.

A primeira ideia envolve um espaço de referência para autistas no município, inspirado em projetos já existentes em outras cidades, como a Casa do Autista, em Camboriú, e o Centro TEA, em São Paulo. O objetivo é oferecer atendimento multiprofissional e atividades de lazer que favoreçam o desenvolvimento e a integração das pessoas com TEA.

Outra indicação destaca a necessidade de capacitar professores da rede municipal para situações de desregulação comportamental, com foco na educação inclusiva.

Na terceira proposta, Helder diz que os técnicos de enfermagem nas escolas podem garantir o atendimento a alunos com deficiência que necessitam de cuidados contínuos, como os que fazem uso de traqueostomia. O vereador destaca relatos de mães que precisam acompanhar filhos na escola por falta do suporte.

Ele também cobra informações sobre o repasse do imposto de renda aos fundos sociais do município. Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade, Paulínia tem potencial de mais de R$ 23 milhões em doações, mas o valor destinado aos fundos em 2025 foi de apenas R$ 134 mil.

O vereador questiona a estrutura disponível para recebimento das doações e pede maior divulgação da possibilidade de destinação solidária para os próximos anos.


A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.


Imagem: Danilo Henriques/ Prefeitura de Uberlândia

Texto: Eloy de Oliveira

 

Share this post


Ir para o conteúdo