Câmara reinicia sessões e aprova proposta para evitar alagamentos na cidade

A Câmara de Paulínia aprovou nesta terça-feira (31/1), na 1ª Sessão Ordinária de 2023, projeto de lei que busca implantar sistemas de drenagem urbana sustentáveis contra alagamentos, inundações e enchentes.

Se o texto for sancionado pelo prefeito, Paulínia deverá ter, por exemplo, mais vegetação; bueiros ecológicos (com cesto coletor, para evitar lixo nas galerias) e superfícies porosas (facilmente absorventes). O autor, vereador Pedro Bernarde (Cidadania), quer adotar o conceito “cidade esponja”: quando o município consegue absorver e escoar a água.

O Plenário também aprovou criação do Dia Nacional do Migrante e Imigrante, sempre em 19 de junho. Além da simples homenagem, o vereador Fábio da Van (Cidadania) pretende estimular integração entre culturas e valorizar manifestações populares.

Os vereadores ainda votaram honrarias a cidadãos ilustres, que receberão diplomas em sessões solenes ao longo do ano. Foram apresentados 45 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações), 10 Moções (congratulações, aplausos e repúdios) e 43 Indicações (sugestões).

A sessão foi presidida por Edilsinho Rodrigues (Solidariedade), que vai comandar a Casa no biênio 2023-2024. O vice-presidente, Messias Brito (PL), assumiu a Mesa em alguns momentos. Também compõem a atual gestão o 1º secretário, Pedro Bernarde, e o 2º secretário, Dr. Grilo (MDB).

Texto: Lara Santana (Estagiária)