Pedro Bernarde indica sistema de iluminação com sensores inteligentes nas ruas de Paulínia
O vereador Pedro Bernarde (DC) propõe implantar sistema de iluminação com sensores de luminosidade baseados em inteligência das coisas: com esse tipo de tecnologia, é possível integrar o funcionamento de objetos e equipamentos de trânsito.
Assim, as lâmpadas poderiam aumentar ou diminuir a intensidade de forma automática, com base na luz ambiente e no tráfego, reduzindo consumo de energia. Além disso, contribuiria para a modernização das cidades, tornando-as mais sustentáveis.
Pedro também propõe campanha “Brincando mais Paulínia”, visando à importância da preservação de praças, quadras e demais espaços públicos de convivência comunitária.
Ele pontua que esses espaços, quando bem cuidados e preservados, tornam-se mais atrativos, incentivando a participação da população e proporcionando benefícios para a saúde física e mental da população paulinense.
O vereador ainda é autor de uma lei, recém-sancionada pelo prefeito, que cria a Campanha Municipal de Conscientização e Prevenção à Adultização de Crianças, com o objetivo de alertar sobre os prejuízos da exposição precoce de crianças a conteúdos, comportamentos, modas e padrões estéticos próprios do mundo adulto.
Com a Lei 4.606/2025, o município deverá promover palestras e seminários em espaços públicos, além de divulgar materiais sobre o tema e capacitar profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 12– Consumo e Produção Responsáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)