Tiguila propõe centro especializado para tratamento de depressão em Paulínia
O vereador Tiguila Paes (Cidadania) sugere um Centro de Tratamento e Internação específico para pessoas com depressão em Paulínia. A proposta visa ampliar e qualificar o atendimento a pacientes em sofrimento psíquico, especialmente nos casos mais graves, em que há risco à própria vida ou dificuldade de adesão ao tratamento ambulatorial.
Ele reconhece a importância do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), porém entende que o atendimento de múltiplas demandas e patologias dificulta o cuidado específico aos quadros de depressão. Para ele, é necessário cuidado exclusivo com esse apoio à saúde mental: uma equipe multidisciplinar, terapias, acompanhamento psiquiátrico e possibilidade de internação.
Outro tema abordado por Tiguila é a existência de veículos parados da Prefeitura, no pátio municipal. O vereador solicita que o Executivo faça leilão dos automóveis inutilizados, destinando os valores arrecadados para áreas prioritárias, como a Saúde.
Pensando na segurança e conforto das crianças da rede municipal, ele propõe grama sintética em todas as unidades de educação infantil. A medida tem como objetivo garantir um ambiente mais limpo, higiênico e seguro, além de gerar economia com manutenção de áreas verdes.
Também questiona a Prefeitura sobre os pontos de ônibus recentemente instalados na cidade. Segundo o parlamentar, muitos desses equipamentos apresentam problemas de iluminação, letreiro e carregadores USB.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e bem-estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Texto: Eloy de Oliveira
Imagem: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília