Anderson Henrique sugere serviços digitais na saúde e apoio a quem passa por luto
O vereador Anderson Henrique (MDB) solicita estudos técnicos para a cidade contar com atendimento digital em saúde: serviços de triagem, consultas médicas e psicológicas remotas, emissão digital de receitas e atestados, tudo integrado à rede básica municipal.
Ele indica como modelo o sistema “Cuidar+On”, da cidade de Ribeirão Preto, com funcionamento 24 horas por dia, acessível por aplicativo, WhatsApp e número 0800. Se uma pessoa tem febre leve, por exemplo, uma equipe remota de enfermagem decide se o atendimento pode ser feito a distância ou presencialmente.
Segundo Anderson, a iniciativa ajuda a desafogar unidades de saúde, prontos atendimentos e hospitais.
O vereador ainda sugere a criação do programa “Luto com Cuidado”, com acompanhamento psicológico, escuta acolhedora e apoio social às famílias que enfrentam o processo de perda de um ente querido. Seriam pelo menos dois meses de atenção aos familiares, como forma de resposta sensível e humanizada do Poder Público.
Anderson também cobra informações sobre as medidas de fiscalização e prevenção adotadas pela Prefeitura e Vigilância Sanitária quanto à venda de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol no município, após graves casos de intoxicação no Estado, e pede melhorias de infraestrutura para moradores do Assentamento Paulínia, no bairro Betel.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)
Imagem: Prefeitura de Uberlândia