Atleta recebe homenagem por representar Paulínia em livro sobre deficiência visual

À procura de histórias de pessoas de todo o país, a arquiteta Raquel Alves selecionou o texto de um jovem paulinense para compor o livro “Muito Além da Visão: Narrativas de Pessoas com Deficiência Visual”, que acaba de ser lançado. Thiago Lima de Souza representa a cidade e todo o Estado de São Paulo ao contar a trajetória como atleta cego na obra “Das Barreiras à Conquista”.

Conhecido como Thiaguinho, ele foi homenageado na sessão da Câmara desta terça-feira (16/7). Os vereadores aprovaram por unanimidade moção apresentada pela vereadora Fábia Ramalho (PMN), que o aplaude por essa e tantas outras relevantes conquistas.

“Na infância, veio de longe com sua família, lá do interior do Maranhão, escolhendo Paulínia como sua cidade para viver e brilhar. Sua deficiência visual não o impediu de trilhar uma trajetória vitoriosa no Desporto Paralímpico, obtendo inúmeras medalhas, no Brasil e no exterior”, relata a Moção 30/2019.

“Hoje Thiaguinho nos surpreende novamente, destacando-se como escritor, na coautoria de um belíssimo livro ‘Muito Além da Visão’, de iniciativa de Raquel Alves, no qual narra parte de sua história e de seus sonhos realizados e por realizar”, diz a vereadora.

Fábia afirmou que a autora do livro, filha do escritor Rubem Alves, “garimpou” talentos de todo o Brasil, selecionando apenas 27, um de cada Estado mais o Distrito Federal. Isso demonstra o tamanho da conquista de Thiago, que sempre surpreende por não cair no comodismo e superar-se a cada dia.

Vários parlamentares também parabenizaram Thiago durante a sessão. No final, o jovem autor deu autógrafos e agradeceu pela homenagem.

 

“Com muito custo comecei a andar sozinho, de bengala, indo e voltando de ônibus para a associação. No início, minha mãe me colocava no ônibus e outra pessoa me pegava no ponto de descida para me ajudar, mas logo eu aprendi o caminho. Quando ia tomando o caminho de volta para casa, pedia para não avisarem a minha mãe na hora certa que eu sairia para ir embora. Queria mostrar para ela que tinha capacidade de andar só e assim fui conseguindo surpreendê-la.”
Trecho de “Muito Além da Visão: Narrativas de Pessoas com Deficiência Visual”

[av_font_icon icon=’ue80d’ font=’entypo-fontello’ style=” caption=” link=” linktarget=” size=’20px’ position=’left’ color=’#43916b’ av_uid=’av-2rp6to’ custom_class=” admin_preview_bg=”][/av_font_icon]

ASSISTA AO TRECHO DA SESSÃO:

[av_font_icon icon=’ue80f’ font=’entypo-fontello’ style=” caption=” link=” linktarget=” size=’20px’ position=’left’ color=’#43916b’ av_uid=’av-33o7ss’ custom_class=” admin_preview_bg=”][/av_font_icon]

GALERIA DE FOTOS

[av_gallery ids=’7090,7093,7253,7092,7251,7252,7094,7096,7250,7097,7095,7254′ style=’thumbnails’ preview_size=’portfolio’ crop_big_preview_thumbnail=’avia-gallery-big-crop-thumb’ thumb_size=’portfolio’ columns=’4′ imagelink=’lightbox’ lazyload=’avia_lazyload’ av_uid=’av-2wny0c’ custom_class=” admin_preview_bg=”]

Texto: Felipe Luchete (MTB nº 56.928/SP)
Assessoria de Imprensa
imprensa@camarapaulinia.sp.gov.br
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia

Compartilhar essa postagem


Pular para o conteúdo