Atleta paraolímpico é aplaudido durante sessão na Câmara de Paulínia

Ganhador da medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, o atleta paralímpico Agnaldo Francisco da Silva, foi aplaudido na sessão ordinária de terça-feira (3/9), durante Moção do vereador Zé Coco (PV). No Pan, ele competiu na categoria 100m masculino T13 (corrida velocidade), que fez em 11.37 segundos. Agnaldo é o primeiro atleta paralímpico a levar o nome de Paulínia em uma disputa internacional, além de ser o primeiro no ranking das Américas.

Para o vereador Zé Coco (PV), responsável pela moção, é motivo de orgulho, um atleta paulinense levar o nome da cidade tão alto no pódio. ”Agnaldo você é motivo de orgulho não só para a cidade como para todo o povo paulinense. Parabéns pela conquista e torço para que outras conquistas virão, com certeza”, destacou o vereador.

A professora Sônia Russo, o vereador Zé Coco e o atleta paralímpico Agnaldo Francisco da Silva, durante a entrega de Moção na Câmara de Paulínia

Em 2006, Agnaldo descobriu que tinha glaucoma ao fazer um exame admissional para uma empresa. Começou a praticar atletismo três anos depois, a convite de um amigo. Agnaldo conquistou a vaga devido ao excelente desempenho no Open Internacional, realizado em São Paulo. O atleta foi campeão paralímpico brasileiro em 2018 e já soma mais de 300 medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas em diversas competições.

“Vi que todo o esforço valeu a pena e espero que venham excelentes resultados nos próximos desafios”, disse o atleta.  Agnaldo, de 33 anos, não para, já se prepara para o Campeonato Brasileiro de Atletismo que acontece de 28 a 30 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, onde vai correr os 100m, 200m e 400m.

Agnaldo é treinado pelos professores Sônia Russo e Heliton Fernandes Costa de Carvalho, o Gibi, da Secretaria de Esportes e Recreação de Paulínia, que mantém atualmente 30 paratletas que recebem toda a estrutura da Secretaria de Esportes e treinam diariamente com foco na vitória. Os treinos são realizados na Pista de Atletismo do Estádio Municipal Luís Perissinotto.

Festival de Atletismo – Entre os dias 16 a 20 de setembro, a Prefeitura de Paulínia promoverá o II Festival de Atletismo dentro da Semana da Pessoa com Deficiência. Cerca de 250 crianças e adolescentes das escolas da rede pública e escolas de educação especial são esperados para o festival. O evento é organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com as secretarias de Educação e Esportes. A programação completa será divulgada em breve.

Texto: Ademir Inácio (MTB nº 28.228/SP)
Imagens: Câmara e Prefeitura de Paulínia