25 8 comissao fiorella mobilidade urbana 2

Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana debate soluções e alternativas para a cidade (2)

A Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana reuniu especialistas e representantes da sociedade civil em uma mesa presidida pelo Vereador Marquinho Fiorella (PP). A mesa apresentou os 27 apontamentos debatidos na Reunião de Trabalho do dia 11 de agosto.

Dentre os integrantes da mesa estavam representantes da Associação Comercial e Industrial de Paulínia, a Sociedade de Amigos do Marieta Dian e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Paulínia.

A Audiência, que faz parte do Fórum Paulínia 2024, atraiu cerca de 20 pessoas que tiveram a oportunidade de enriquecer o debate e trazer ao conhecimento público seus problemas locais e ideias para solucioná-los.

O tema central foi o problema de trânsito enfrentado em Paulínia que, apesar de não ter porte de metrópole, já enfrenta problemas principalmente na região central.

A população indicou áreas desocupadas ou já desapropriadas para que fossem construídos bolsões de estacionamento na área central e adjacências, construção de passeios públicos, duplicação de avenidas, dentre outras sugestões de obras que desafoguem o trânsito.

Em relação aos veículos, foram apontadas soluções para o transporte coletivo e para o alternativo. Segundo foi debatido, é necessário levar linhas metropolitanas ao terminal de ônibus do João Aranha. Também foi apresentado um projeto piloto de sistema cicloviário para a cidade, com ciclovias e pontos interligados de compartilhamento de bicicletas.

Segundo a proposta, o sistema tem a vantagem de diminuir a poluição, fortalecimento do comércio local e economia no sistema de saúde. O valor do aluguel das bicicletas deveria ser acessível à população, podendo ser até gratuito, dependendo da parceria entre poder público e empresas privadas.

O Presidente da Comissão de Mobilidade Urbana Marquinho Fiorella agradeceu aos colaboradores que formaram a mesa e a população que representou as comunidades e empresários.

O relatório desta Audiência Pública será anexado a um documento com todas as 15 Audiências e entregue ao Executivo.

 

 

25 8 comissao fiorella mobilidade urbana 2

25 8 comissao fiorella mobilidade urbana 5

25 8 comissao fiorella mobilidade urbana 6

Compartilhar essa postagem


Pular para o conteúdo