Cerca de R$700 mil são economizados na Câmara de Paulínia só neste primeiro semestre

A Câmara de Paulínia concluiu o primeiro semestre com economia de R$ 694.190,62 mil nos gastos. A queda no orçamento se deu por meio da renovação e readequação de alguns contratos com terceiros, corte de horas extras e encerramento de despesas desnecessárias ao funcionamento da Casa de Leis.

Somente na folha de pagamento dos servidores, foram economizados R$ 190.637,69 com o controle mais rigoroso nas horas extras. Segundo o presidente da Casa, Fabio Valadão (PL), horas extraordinárias são para eventos imprevisíveis. Não cabem gastos tão excessivos quando se trata de eventos planejados.

Outra economia representativa foi no contrato terceirizado de vigilância noturna. O valor da prestação de serviço caiu 62,2%, de R$ 687.849,80 mil para R$ 260 mil com a contratação de nova empresa, em julho. A Presidência avaliou que, dos 8 vigilantes, 6 seriam suficientes para vigiar o prédio no período da noite, suprindo a demanda.

O edital da licitação também incluiu no contrato dois profissionais brigadistas (capacitados para atuar em casos de emergência e prestar primeiros socorros, por exemplo), ou seja, houve diminuição das despesas com melhor qualidade na prestação de serviço. Com essa mudança, foi encerrado contrato com outra empresa que somaria R$ 32.418,60, unicamente referente ao serviço de brigadista.

Também foi eliminada uma empresa contratada por R$ 27.164,20 para desinfecção contra à Covid-19. O serviço de prevenção e enfrentamento continua ativo, mas agora é praticado pela empresa de limpeza e manutenção sanitária. Segundo o Diretor-Geral da Câmara, Emmanuel Pinareli, havia duas empresas fazendo praticamente a mesma tarefa. Com o valor economizado, foi possível adquirir insumos de desinfecção e mais equipamentos EPIs para proteger os colaboradores.

No setor do Transporte, houve queda no valor contratado no seguro da frota de veículos: de R$ 24.250 para R$ 11.545,27, economia de R$ 12.704,73, sem perder a qualidade de uma das maiores seguradoras do setor. A economia chegou ainda à recarga de extintores: de R$ 6.030, o valor anual diminuiu para R$ 2.340, gerando uma redução de R$ 3.690.

“Novos tempos exigem atitudes firmes, transparentes e que tragam maior eficiência no serviço público prestado. Estamos muito satisfeitos com as mudanças implementadas neste início de trabalho”, destaca o Fábio Valadão.