Câmara de Paulínia realiza Janeiro Branco e aborda a importância do autocuidado
Se janeiro é o mês em que traçamos metas para o ano, cuidar de si próprio deve ser o primeiro item dessa folha em branco. Foi o que afirmou o psicólogo Everson Pacheco nesta quinta-feira (29/1), durante evento da campanha Janeiro Branco no Plenário da Câmara.
O palestrante, que atua no CAPS AD de Paulínia e tem 25 anos de experiência na Saúde Mental, defendeu a necessidade do autocuidado, mesmo quando a prioridade estiver dedicada ao outro (filho, cônjuge, pai, animal de estimação).
Assim como comissários de bordo indicam que cada passageiro, em caso de falta de oxigênio, precisa colocar primeiro a máscara em si para depois ajudar quem está ao lado, é tarefa de cada um adotar medidas para estar bem.
Everson apontou sinais de ansiedade e depressão, reforçando que a escuta de um profissional é importante para todos. Apesar de muitas pessoas ainda terem receio e preconceito, psicólogos, terapeutas e psiquiatras podem ajudar desde o início dos sintomas. Ele também explicou como a rede pública está equipada para atender casos de Saúde Mental. Uma das principais portas de entrada é a unidade básica de saúde.
O evento também teve como convidada a professora Kátia Calegari, educadora física com especialidade em envelhecimento saudável. Com dinâmicas e técnicas de respiração, ela destacou a importância da atividade física e disse que os cuidados podem ser feitos em pouco tempo, em pequenos intervalos mesmo na rotina corrida: no trabalho, no ônibus, ao acordar e enquanto espera o semáforo abrir, por exemplo.
Segundo o presidente da Câmara, Pedro Bernarde, abraçar temas de interesse público são essenciais para conscientizar as pessoas e disseminar conhecimentos. Participaram do evento os vereadores Messias Brito e José Soares; a secretária da Mulher, Ângela Duarte; representantes do Departamento de Saúde Mental do município e do Conselho Municipal de Saúde, além de servidores e público em geral.


