Câmara dá início a novo processo digital e permite protocolo de forma remota

Câmara dá início a novo processo digital e permite protocolo de forma remota

A Câmara de Paulínia tem mais uma novidade na área da transparência e da eficiência: um novo sistema de tramitação de processos digitais, que vai substituir a quantidade de documentos físicos e tornar mais ágil o andamento de várias demandas.

A troca do papel pelo processo eletrônico já vinha sendo desenvolvida nos setores internos, nos últimos anos. A diferença é que, agora, todo cidadão poderá protocolar demandas de forma remota, sem precisar comparecer ao prédio presencialmente, no campo Protocolo Cidadão do site oficial.

Quem precisar de informações, reservas de espaços e empréstimo de bandeiras, por exemplo, poderá fazer a solicitação nessa nova plataforma. A comunicação será toda eletrônica, desde a análise inicial até o encerramento. Pessoas físicas e jurídicas precisarão fazer um simples cadastro, criando e-mail e senha.

Empresas que prestam serviços à Câmara também serão beneficiadas, podendo encaminhar notas fiscais e documentos pela via digital.

O presidente da Casa, Pedro Bernarde, destaca a importância de facilitar a vida dos cidadãos e tornar a máquina pública mais eficiente. Também em 2026, o Legislativo paulinense disponibilizou novo aplicativo de celular, com acesso a informações e possibilidade de dialogar com gabinetes de vereadores.

Share this post