img 0275_20131002_1495672603

Campanha Outubro Rosa é destaque na fala da vereadora Angela Duarte

img 0275_20131002_1495672603Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Com destaque para este importante tema, a vereadora Angela Duarte (PRTB), abriu a sua fala durante a 17ª sessão na Câmara municipal de Paulínia no dia 1º de outubro.

A vereadora lembrou a importância da realização dos exames, e como profissional da saúde e mulher sente a obrigação de difundir sobre o assunto. Ela citou a grandeza do trabalho realizado pela AUPACC (Amigos Unidos Por Amor Contra o Câncer), não apenas de ajuda com remédios, perucas, cadeiras de rodas, que são muito importantes, mas sim de elevar a autoestima das pessoas e das famílias que convivem com este problema.

Angela Duarte lembrou que o dia 1º de outubro é comemorado o Dia do Idoso, reforçou a fala do vereador que a antecedeu dizendo que não seria necessário ter lei para garantir o respeito ao idoso, mas que infelizmente precisamos dela. “Um dia todos chegaremos lá”, frisou a vereadora.

Na pauta da sessão a vereadora sugeriu ao Executivo à implantação de um serviço integrado de atendimento a pessoa autista, haja vista que o autismo era considerado uma condição rara, que atingia quatro indivíduos para cada 10 mil vivos. Hoje a pesquisa mais recente fala em um para cada 92.

Angela Duarte apresentou um Projeto de Decreto Legislativo, oferecendo o Título de Cidadão Paulinense ao escritor, Raimundo Lonato de Lima Batista, cidadão este que há 38 anos, adotou Paulínia como cidade para viver e aqui se inspirar e lançar seus quase 20 livros, incluindo o livro-reportagem “Janelas da Memória”, que conta a história da escola supletivo, uma das escolas mais queridas de Paulínia.

Questionamentos

Sempre marcada por muitos questionamentos levantados pelos vereadores, a 17ª sessão não foi diferente. A vereadora Angela Duarte (PRTB) questionou o líder de governo sobre a substituição de alguns alimentos nas creches por lanches, e citou que foi até o SAN para saber o que ocorreu, e obteve como resposta que é indicação do MEC. A vereadora disse desconhecer esse tipo de indicação. Angela também fez um Requerimento pedindo ao executivo explicações sobre a falta de frutas nas escolas, e perguntou como foram contratados os artistas que estiveram presentes na Audiência Pública do Plano PluriAnual  (PPA), e que “para contratação de artistas tem dinheiro, agora para comprar frutas para as crianças não tem”, disparou a vereadora.
Ela questionou sobre o aumento do orçamento da Cultura  justamente no momento em que é interrompido o curso de dança, “como se explica isso”? Ressaltou a vereadora.
Outro Requerimento feito ao Executivo foi explicações para a falta de frasco para exames laboratoriais na rede municipal.

A contratação de Camila Santos Siqueira para a Assessoria Especial de Moura Junior (PMDB) também foi motivo de questionamento:  “Esta moça responde a processo por deixar o restaurante do rodoshopping, um patrimônio público, todo depredado. Como pode ter sido nomeada com um salário de 8.904,00 por mês?”, e completou: “Como podemos deixar nossas crianças sem lanches, frutas  e os funcionários do Caco e AIJ sem pagamento, e dar cargo para uma pessoa desta?” Argumentou a vereadora.

E para finalizar Angela Duarte (PRTB), convocou o presidente da Pauli-Previ, Sr. Mario Lacerda, para prestar esclarecimentos sobre a Instituição, já que foi convidado várias vezes e não compareceu para dar explicações para a Câmara Municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa do gabinete da vereadora Angela Duarte

Foto: Claudia Arantes