Cícero pede piso tátil e balcões de atendimento mais baixos em prédios públicos

Para ampliar a acessibilidade a órgãos públicos, o vereador Cícero Brito (MDB) solicita instalação de piso tátil nos prédios municipais, com o objetivo de garantir o trânsito seguro e autônomo a pessoas com deficiência visual.

Já os balcões de atendimento precisam seguir normas que permitam a pessoas com deficiência, como cadeirantes, aproximar-se sem dificuldade. Cícero aponta que os balcões geralmente são o primeiro mobiliário que o usuário encontra para se identificar e procurar informações. Por isso, precisa ser de fácil acesso.

Outra proposta é programa municipal de acompanhamento contínuo com psicólogo para mulheres grávidas, quando são detectadas síndromes ou má formação côngenita do feto.

Cícero pede ainda poda do mato nas creches; fraldário na UBS Jardim Amélia Quintal; e obras na praça Ronildo dos Santos Lima, no bairro São José, além de programas de ações preventivas à depressão e ao suicídio entre os profissionais da segurança pública.

Também questiona se existe tarifa diferenciada de água para famílias de baixa renda, quando têm filhos com deficiência, e cobra cronograma de limpeza e dedetização das unidades escolares infantis.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Texto: Felipe Luchete