Construção de hortas em escolas e UBSs é proposta de Flávio Xavier

O vereador Flávio Xavier (Podemos) destina R$ 343,4 mil para implementar e desenvolver o projeto “Horta na Escola”. O valor inclui serviços e insumos, equipamentos e materiais voltados à construção de canteiro em alvenaria de 50m² para cultivo de hortaliças.

Segundo Flávio, as atividades com a horta podem ser abordadas em várias disciplinas, como Matemática, Português, História e Geografia, trazendo grandes ganhos na saúde física, mental e no desenvolvimento biopsicossocial da criança.

O programa deve abranger sete escolas municipais: EMEFM Vitor Szczepanski Souza e Silva, EMEF Prefeito José Lozano de Araújo, EMEF Maria Regina Ferreira de Mattos e Moura, EMEF Profa. Maria Aparecida Caputti Beraldo, E. M. Profª Elvira Cássia de Oliveira, E. M. Profª Odete Emídio de Souza e EMEF Prof. Doutor José Dalmo F. B. de Mattos.

Por lei, a Prefeitura é obrigada a separar cerca de R$ 8 milhões do Orçamento Anual para atender as prioridades escolhidas pelos vereadores, sendo R$ 539,5 mil para cada um, por meio das emendas impositivas.

No setor de Saúde, Flávio encaminha verba de R$ 196,1 mil para cultivo de hortaliças do projeto “Farmácia Viva”. O dinheiro deve ser usado na contratação de serviços e compra de insumos, equipamentos e materiais (como blocos de concreto, piso, ferros, arame, sombrite, abrigo de armazenagem para ferramentas e tintas).

A construção está sendo elaborada em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos seguintes bairros:  São José, Parque da Represa, João Aranha e Jardim Planalto. O vereador diz que o fato de cuidar, plantar e cultivar trabalha as questões mentais e a sociabilidade, além de contribuir com a melhoria na qualidade dos alimentos de Paulínia.

Consulte a lista de emendas impositivas por vereador.

Imagem: Prefeitura de Guarulhos

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Prefeitura de Guarulhos

Texto: Lara Santana (Estagiária)