Creche noturna é proposta de Flávio Xavier, para auxiliar trabalhadores desse turno

O vereador Flávio Xavier (Podemos) sugere creches no período noturno, para atender filhos de pais e mães que trabalham e/ou estudam no turno da noite.

A iniciativa já existe em outras cidades do país, como São Vicente, quando os responsáveis comprovam a necessidade. Segundo Flávio, a creche noturna seria uma alternativa às crianças que são deixadas com terceiros ou até sozinhas, gerando risco aos menores de idade.

Ele também solicita concessão de passe estudantil para alunos que cursam ensino técnico dentro do município. Hoje, o benefício só existe para quem estuda em outras cidades.

Outra proposta é a implantação do projeto “Vida Longa”, com a construção de conjuntos habitacionais para idosos. É um modelo de moradia comunitário e gratuito, para pessoas de 60 anos ou mais, com baixa renda, sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados.

Os imóveis apresentam itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio; portas e corredores mais largos; e interruptores em quantidade e altura ideais. A Prefeitura respondeu que já abriu concorrência pública para implantar esse tipo de projeto habitacional.

Flávio defende ampliação do número de bicas e revitalização do Fontanário Doutor Pedro Politano Neto. As propostas abrangem ainda ciclovia por toda a extensão da avenida Olívia Fávero Piva; cuidados na lagoa do Parque das Flores e mais acessibilidade às pessoas com deficiência nas arquibancadas de centros esportivos do município.

A proposta está em sintonia com o ODS 1– Erradicação da Pobreza. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Flávio Pereira/Câmara de São José dos Campos

Texto: Felipe Luchete

* Texto atualizado às 14h30 do dia 16/01/2024 para correção do partido.