Ex-presidente da Câmara, Dra. Sônia recebe título de Cidadã Paulinense

O vereador Pedro Bernarde (Cidadania) entregou no dia 5 de outubro o título de Cidadã Paulinense para Sônia Prado de Oliveira, primeira mulher a se tornar vereadora, em 1989 (6ª Legislatura), e primeira presidente da Câmara, em 1993 (7ª Legislatura).

Sônia nasceu em Barretos (SP) e é formada em Odontologia pela PUC-Campinas, com pós-graduação em Saúde Pública pela USP. Mudou-se para Paulínia em 1972, convidada pelo prefeito da época, Vicente Amatte, para cuidar da saúde bucal dos alunos da Escola de 1º Grau da Rhodia e prestar auxílio em situações de emergência no Pronto Socorro Municipal.

Antes de ingressar na política, criou o Programa Integrado de Educação e Saúde Escolar (Piese) nas escolas municipais de Paulínia, iniciativa que reduziu índices de cárie entre os alunos.

Após uma carreira de servidora pública aposentada da Prefeitura, dedicou sua vida à busca de recursos para habitações populares na cidade, período em que auxiliou na liberação de verbas para as primeiras unidades do Parque Jequitibás e do Jardim Leonor.

“É um privilégio fazer esse reconhecimento à Dra. Sônia, por toda a sua trajetória na vida pública da nossa cidade. Ela foi a primeira vereadora mulher de Paulínia, a primeira secretária de Saúde, primeira presidente da Câmara Municipal e a primeira vice-prefeita. Sem dúvidas, a sua história é uma inspiração para muitos, inclusive para as novas gerações”, diz Pedro Bernarde.

Texto: Lara Santana (Estagiária)