Fábio da Van sugere centro que reúna serviços de saúde da mulher

O vereador Fábio da Van (Cidadania) solicita centro de atendimento específico para a saúde das mulheres, com equipe multidisciplinar, reunindo consultas e exames especializados. A iniciativa já existe em cidades paulistas, como Jundiaí, São Caetano e Piracicaba.

Fábio também propõe melhorias na comunicação sobre a falta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde do município. Ele defende um sistema de avisos visíveis nas UBSs, indicando se há oferta em outros postos, se existem alternativas e quando o remédio estará disponível.

O vereador pede ainda que os serviços municipais tenham auxílio remoto de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para pessoas com deficiência auditiva. Nos órgãos estaduais, desde o ano passado, servidores acionam intérpretes de Libras por meio de videochamadas, em tempo real.

Outra ideia é firmar parceria com o Conselho Tutelar para programas sociais que apoiem famílias em situação de vulnerabilidade e crianças em semáforos da cidade.

As propostas incluem ciclovias ao longo da avenida Dr. Roberto Moreira; lombada eletrônica na rua Simon Pedro Soldeira, no bairro Patropi; praça no Jardim Europa; melhorias na iluminação das praças do município e climatização tanto de salas de aulas como nos ônibus escolares.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Assembleia Legislativa de São Paulo

Texto: Felipe Luchete