Lixo de condomínios e violência doméstica são preocupações de Fábio da Van

O vereador Fábio da Van (Cidadania) solicita mais fiscalização nos condomínios para o descarte adequado do lixo. Segundo ele, muitas pessoas têm reclamado de que resíduos são jogados em praças e nas vias públicas, próximas a casas vizinhas.

Além de cobrar fiscalização e punição de possíveis infratores, Fábio da Van defende que o município oriente administradores dos condomínios sobre as formas corretas de cuidar do lixo, em benefício da qualidade de vida e do meio ambiente.

Ele também questiona quais ações existem para amparar mulheres vítimas de violência doméstica, em cumprimento à legislação federal. Desde 2023, uma mudança na Lei Maria da Penha permite auxílio aluguel a pessoas nessa situação, quando apresentarem vulnerabilidade social e econômica, por até 6 meses.

Fábio da Van ainda pergunta como vêm sendo feitas as transferências dos prontuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), após a informatização dos dados, e requer informações sobre a condição das areias em praças, parques e escolas públicas.

Outras propostas envolvem a criação do conselho municipal da cultura; troca do bebedouro da creche Felipe Macedo de Barros; campanha contra o uso de celular no trânsito e construção de praças nos bairros Vida Nova; Parque da Figueira e João Aranha.

A proposta está em sintonia com o ODS 12– Consumo e Produção Responsáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Texto: Felipe Luchete