­­­Valadão pede mais acessibilidade no Paço Municipal e Proerd nas escolas

O vereador Fabio Valadão (PL) pede uma série de melhorias na sede da Prefeitura para atender pessoas com deficiência: rampas, piso tátil, informações em braile, cadeiras adaptadas e presença de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), por exemplo.

A lista inclui capacitação dos servidores para atender com eficiência e respeito esse público, incluindo idosos, grávidas e outras pessoas com mobilidade reduzida. “Ter um projeto de acessibilidade é essencial para garantir a inclusão social”, afirma.

Ele também questiona a Prefeitura se tem sido cumprida legislação federal sobre jornada especial de trabalho ao funcionário público com deficiência.

Valadão ainda solicita informações sobre o Proerd, programa de resistência às drogas e à violência nas escolas. A iniciativa envolve a Polícia Militar do Estado e, depois de anos de atuação em Paulínia, foi paralisada no início da pandemia da Covid-19. Segundo o governo municipal, as atividades foram retomadas em 2023.

O vereador pede ainda mais uma UBS no bairro Cooperlotes; ponto de ônibus, com cobertura, próximo ao cemitério Jardim das Palmeiras; recapeamento asfáltico da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira; revitalização na lagoa do bairro Santa Terezinha e construção de centro de convenções e eventos no município.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Texto: Felipe Luchete