Fabio Valadão solicita Disque Cidade Limpa, para denúncias contra lixo irregular

O vereador Fabio Valadão (PL) pede a criação do programa Disque Cidade Limpa, uma central telefônica para a população informar infrações contra o meio ambiente.

Segundo ele, ainda é comum ver despejo irregular de lixo, restos de construções, entulho, galhos, árvores, lixo doméstico e até animais mortos no calçamento das vias e terrenos baldios. Em 2017, o vereador criou uma lei para coibir esse tipo de prática.

Fabio também sugere prorrogar norma que liberou a regularização de construções clandestinas na cidade. A Lei Complementar 94/2023 foi publicada em abril, com regras para quem quer adequar seus imóveis, e o prazo é de um ano.

Valadão diz que profissionais consultados consideram o prazo restante insuficiente para resolver demandas do município na área. Outra proposta é a divulgação do programa estadual Casa Paulista, com condições de crédito na compra de imóveis.

Ele pede ainda centro municipal de idiomas; manutenção nos brinquedos da lagoa do João Aranha; limpeza no bairro Belvedere do Lago; área de lazer no bairro Balneário Tropical; e revitalização do jardim Cantinho da Amizade.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 15 – Vida Terrestre. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Texto: Felipe Luchete