Flávio Xavier quer ampliar número de vagas em programa para idosos
O vereador Flávio Xavier (Podemos) propõe à Prefeitura ampliar o número de vagas de atendimento do Programa Residência de Longa Permanência para idosos do centro de geriatria de Paulínia, proporcionando atendimento humanizado e qualificado.
O serviço é oferecido para idosos de 60 anos ou mais, com diferentes necessidades e graus de dependência, e que não têm condições de permanência familiar, e para idosos que se encontram com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em situações de negligência familiar ou institucional, sofrendo abusos, maus-tratos e outras formas de violência.
Ele também indica construir calçadas de passeio público e implantar espaços de lazer nas áreas desocupadas ao longo da Avenida Guaraná, no Residencial Vida Nova. As melhorias visam garantir o direito de ir e vir com segurança, especialmente para crianças, idosos, pessoas com deficiência, como também promover o bem-estar físico e mental da população, incentivar práticas saudáveis e fortalecer os laços comunitários.
Essas medidas são necessárias devido a ausência de calçadas de passeio público, o que obriga os pedestres a transitarem pelo leito da via, expondo-se diariamente a riscos de acidentes e a existência de áreas desocupadas, que poderiam ser aproveitadas de forma inteligente e sustentável com a implantação de espaços de lazer.
Demais indicações são instalar cabeamento de rede secundária para instalar braços de iluminação pública nas vias do CIP – Centro Industrial de Paulínia, na região das empresas de gás e outros derivados de petróleo e manutenção e conserto da calçada interna de caminhada no interior do Parque Zeca Malavazzi.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Imagem: Governo do Espírito Santo
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)