Flávio Xavier sugere centros de ensino profissionalizante no contraturno escolar

O vereador Flávio Xavier (Podemos) sugere a criação de Centros de Apoio Educacional para oferecer cursos profissionalizantes aos jovens no horário em que estão fora da sala de aula, no contraturno escolar.

Segundo ele, a iniciativa poderia envolver atividades agropecuárias, oferecendo aos alunos a oportunidade de explorar meio ambiente, sustentabilidade e produção de alimentos. “A proposta não é substituir a educação formal, mas sim complementá-la.”

Flávio também propõe criação de telecentro com computadores conectados à internet e programa “Paulínia não dá esmola; Oferece atendimento!”, campanha para que a população deixe de dar dinheiro a pessoas nas ruas, sabendo como encaminhá-las aos serviços especializados da Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Pessoa.

Outra ideia é implantar plano de recuperação de nascentes, com programas de educação ambiental. O vereador ainda cobra informações sobre distribuição de materiais escolares para os alunos do ensino público para o ano letivo de 2024.

As propostas incluem abrigos nos pontos de ônibus das áreas rurais do município; rede elétrica subterrânea, com transição gradual do modelo atual; manutenção viária na avenida Guaraná e ciclovia e pavimentação da pista de passeio da praça Waldemar Perissinoto, a lagoa do João Aranha.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Delmer Rodrigues/ Governo da Paraíba

Texto: Felipe Luchete