Flávio Xavier sugere ônibus elétricos e hortas comunitárias em torno da cidade

O vereador Flávio Xavier (Podemos) sugere ônibus elétricos para o transporte público municipal. O objetivo é ajudar na redução de poluição do meio ambiente, melhorar a qualidade do ar e diminuir a dependência da utilização de combustíveis fósseis, como gasolina e óleo diesel, diz.

Além disso, solicita a produção de hortas em terrenos desocupados na área urbana. A iniciativa permite aumentar a oferta de alimentos frescos, facilitar o acesso da população mais pobre a comidas saudáveis e a baixo custo, além de ocupar espaços baldios, muitas vezes associados à criminalidade.

Segundo ele, o local também pode proporcionar terapia ocupacional e atividade educativa para alunos de escolas públicas municipais, alunos deficientes e terceira idade.

Flávio ainda propõe políticas públicas voltadas ao atendimento à pessoa em situação de rua. Paulínia apresenta um número crescente desse público, o que pode ser facilmente constatado através de uma breve observação pelo centro da cidade e em algumas praças e áreas urbanas desocupadas do município, diz.

O vereador solicita Centros de Apoio Educacional Integrados para a realização de atividades no contra turno escolar em cada bairro da cidade e indica Centros Típicos e Gastronômicos com temáticas regionais em praças e parques.

A proposta está em sintonia com o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Governo Federal

Texto: Lara Santana (Estagiária)