Gibi pede bolsa cuidador para PCDs que exijam cuidados permanentes

Gibi pede bolsa cuidador para PCDs que exijam cuidados permanentes

O vereador Gibi Professor (Podemos) propõe implantar bolsa cuidador para pessoas com deficiência (PCDs) que necessitem de cuidados permanentes, visando garantir o apoio às famílias e contribuindo para a permanência dessas pessoas em ambiente familiar com melhor qualidade de vida.

Para Gibi, o município deveria oferecer ajuda de custo a familiares que dedicam atenção integral e não contam com recursos suficientes para arcar com essa necessidade.

Ele também propõe criar um Parque Sensorial, um espaço com trilhas adaptadas, texturas variadas, sons, aromas e ferramentas interativas, ideal a pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual, motora, transtorno do espectro autista, idosos, crianças e toda a população em geral.

A iniciativa poderia proporcionar experiências que favorecem a percepção ambiental, a socialização e o bem-estar físico e emocional dos frequentadores, além de fomentar práticas de educação inclusiva e ambiental.

Outras propostas são revitalizar a praça do Hospital Municipal e implantar sentido único de direção em trecho da Avenida dos Estados.


A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.


Imagem: Márcia Catunda/ Governo do Ceará

Texto: Lizandra Lima (Estagiária)

Share this post


Ir para o conteúdo