Gibi indica pontos de ônibus inteligentes que conectam mulheres a central de segurança
O vereador Gibi Professor (Podemos) propõe instalar abrigos de ônibus “inteligentes” com ferramentas de suporte às mulheres que utilizam o transporte público à noite: sensores, câmera, microfone, botão de ajuda e conexão para chamada de vídeo com atendente, com possibilidade de acionar auxílio imediato.
Esse tipo de sistema, já utilizado em outras cidades, teria um painel que pode funcionar como tela interativa, permitindo o contato direto e atendimento remoto entre 20h e 5h.
Gibi também propõe espaço reservado a pessoas com cadeiras de rodas entre os assentos das recepções nas unidades de saúde pública, a fim de garantir conforto, dignidade e acessibilidade durante o período de espera pelo atendimento.
Segundo ele, atualmente não há padrão de locais adequados para que cadeirantes aguardem o atendimento. Muitos precisam se posicionar em cantos de corredores ou áreas improvisadas, podendo atrapalhar o fluxo de usuários ou causar constrangimento pela falta de espaço apropriado.
Gibi pede ainda calçamento no entorno do Sambódromo de Paulínia e incluir contato telefônico nas vans adaptadas que realizam atendimento porta a porta.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)
Imagem: Prefeitura do Rio de Janeiro


