Gibi Professor propõe capacitação de pessoas com deficiência e apoio a catadores de recicláveis

Gibi Professor propõe capacitação de pessoas com deficiência e apoio a catadores de recicláveis

O vereador Gibi Professor (Podemos) indica cursos e projetos para promover ampliar oportunidades de empregabilidade às pessoas com deficiência.

A sugestão é que o Executivo promova formações técnicas e de acessibilidade que preparem esse público para o mercado de trabalho, com mais autonomia e cidadania. A iniciativa poderia acontecer em parceria com o Senai, segundo ele.

Outra medida apresentada por Gibi busca mais segurança no transporte porta a porta oferecido às pessoas com deficiência. A proposta é que os veículos desse serviço passem a contar com monitores acompanhantes capacitados para auxiliar os usuários.

Gibi Professor ainda solicita ao Executivo informações sobre a existência de cooperativas ou associações de catadores de materiais recicláveis conveniadas com o município.

O parlamentar quer saber quais são essas entidades, quantos catadores estão vinculados a elas, quais os apoios oferecidos pela Prefeitura e se há estrutura para a triagem e armazenamento dos materiais recicláveis.

“O trabalho dos catadores é essencial para a coleta seletiva e a sustentabilidade urbana. Precisamos saber se eles estão sendo valorizados e integrados às políticas públicas de resíduos sólidos, como prevê a legislação federal”, afirma o vereador.

Em outra indicação, ele pede cursos de tecnologia para a terceira idade, com metodologia adaptada às necessidades dos idosos. A proposta as ações iniciadas no “Junho Violeta”, mês de conscientização sobre os direitos das pessoas idosas, e visa combater a exclusão digital, fortalecer a cidadania e estimular o convívio social.


A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 8 – Trabalho Crescente e Crescimento Econômico. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.


Imagem: Fiep Senai

Texto: Eloy de Oliveira

 

Share this post


Ir para o conteúdo