Hortas comunitárias e destino adequado do lixo são pedidos de Helder

O vereador Helder Pereira (PL) indica a criação de hortas comunitárias, para distribuir frutas e verduras a pessoas em vulnerabilidade social. A medida ajudaria na economia familiar de paulinenses, que hoje comprometem boa parte do orçamento com alimentos.

Outra iniciativa cobra que a Prefeitura exija a destinação de lixo reciclável em eventos realizados na cidade. Desde o ano passado, uma lei estadual (17.806/2023) obriga que organizadores e fornecedores façam o descarte correto do que foi consumido em shows, festas, feiras e campeonatos esportivos, entre outros.

Ele ainda sugere placas para a população denunciar quem joga lixo de forma errada, assim como pelotão da polícia ambiental em Paulínia, para fiscalizar a preservação de áreas verdes próximas ao rio Atibia.

Helder também solicita campanha de divulgação do contato do centro de valorização da vida (Disque 188), que atua na prevenção ao suicídio e presta apoio emocional.

Além disso, pede mutirão contra astigmatismo; implantação da Casa da Mulher paulista; providência contra quedas de energia em alguns bairros; redutor de velocidade em vias do município e reparo da calçada da lagoa do João Aranha.

As propostas incluem praça com playground, academia ao ar livre e pet park, com recuperação da guia e sarjeta, na rua André Luís Barbosa, bairro São José.

A proposta está em sintonia com o ODS 12– Consumo e Produção Responsáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Guilherme Pereira/ Prefeitura de Canoas

Texto: Felipe Luchete