Helder propõe que Paulínia siga programa de informatização de unidades de saúde

O vereador Helder Pereira (PL) indica a adesão de Paulínia ao programa Informatiza APS, ligado ao SUS. Ao aderir, o município recebe recursos federais para investimento na tecnologia da informação, subsidiando a gestão dos serviços de saúde e melhoria da clínica.
Ele ressalta que o financiamento só ocorre quando a cidade segue parâmetros mínimos do programa, abastecendo informações sobre equipes e utilizando prontuário eletrônico dos cidadãos, por exemplo.

O vereador também apresentou proposta para criar no município a Semana de Sensibilização às Perdas Gestacionais e Neonatais. O Projeto de Lei 26/2021 já foi aprovado em primeira discussão e deve ser apresentado novamente para votação na próxima sessão ordinária. Se virar lei, a celebração será feita na semana no dia 15 de outubro, com debates, reuniões e palestras sobre o abalo emocional da perda gestacional e neonatal na vida da família e oferecimento do amparo necessário.
Outra proposta do vereador é a construção de novo prédio para sediar a biblioteca Valter Borges de Salles, no terreno da avenida José Paulino, entre a Igreja São Bento e o Banco Bradesco. Segundo Helder, o atual local é desfavorável a visitas, pois a estrutura envelhecida parece escondida e pequena, e muitos leitores reclamam da falta de atualização do acervo. Helder também cobra informações sobre a o atual uso do prédio da Biblioteca Virtual e a destinação que a Prefeitura lhe dará no futuro.
Na Indicação 239/2021, pede a instalação do serviço de hemoterapia, uma vez que Paulínia não possui banco de sangue próprio. Ele ainda sugere que a Prefeitura custeie conexão com internet nas escolas municipais e aloque profissionais de TI para amparar os professores que precisam da conexão, para enviar as atividades on-line aos alunos.
Helder Pereira questiona a atual situação do Sambódromo de Paulínia; pede informações sobre a existência de sanitários públicos na cidade; e sugere a construção de calçada por toda a extensão da PLN-381.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Graziela Fávaro
Imagens: Divulgação/SaúdeDigitalNews