José Soares indica criar programa “Casa da Mãe Atípica” em Paulínia

José Soares indica criar programa “Casa da Mãe Atípica” em Paulínia

O vereador José Soares (Republicanos) indica à Prefeitura instituir o programa “Casa da Mãe Atípica” em Paulínia, com objetivo de oferecer suporte integral e contínuo a mães, pais e demais responsáveis por pessoas com deficiência, doenças raras ou outras condições que exijam cuidados permanentes.

Segundo ele, é necessário oferecer suporte físico e emocional a esses cuidadores, criar espaços de convivência e escuta qualificada, facilitar o acesso a atendimentos psicossociais, atividades formativas e momentos de descanso, além de fortalecer redes de apoio e cuidado mútuo entre as famílias atípicas.

José Soares também sugere ações educativas anuais destinadas à prevenção de quedas de pessoas idosas na cidade, visando conscientizar idosos, familiares e cuidadores sobre riscos e formas de prevenção e reduzir acidentes domésticos.

As ações contemplam divulgar cartilhas, folhetos, guias e vídeos educativos com orientações sobre: riscos dentro de casa, cuidados com a saúde, exercícios recomendados, checklist de segurança doméstica. A distribuição dos materiais poderia ser feita em unidades de saúde, centro de convivência e eventos comunitários.


A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.


Texto: Lizandra Lima (Estagiária)

Imagem: Agência Brasília

 

 

 

Share this post