Mulher tem direito a acompanhante em consultas, lembra José Soares

O vereador José Soares (Republicanos) solicita placas informativas para divulgar lei que garante às mulheres o direito de acompanhante durante consultas, exames e quaisquer procedimentos clínicos.

A norma municipal foi proposta pelo vereador e entrou em vigor no ano passado, antes de existir legislação estadual e nacional semelhante. Segundo o autor, a iniciativa é para evitar eventuais práticas de violência, abuso ou importunação sexual.

José Soares também indica mais ecopontos na cidade, principalmente em bairros que não oferecem locais para descarte adequado de resíduos sólidos: Monte Alegre, Flamboyant, Cooperlotes e Bom Retiro.

Ele ainda sugere acessibilidade em pontos de ônibus; policiamento ostensivo no bairro Vida Nova; pista de caminhada e ciclovia na avenida José Fernando Pigato, no bairro Parque da Represa; alambrado e bancos no campo de grama sintética do bairro Jardim Flamboyant e limpeza da área de preservação permanente no bairro Monte Alegre.

Outra proposta é de construção de escolas de educação infantil (Emei) e ensino fundamental próximo ao Residencial Pazetti, para atender uma região populosa.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapira

Texto: Felipe Luchete