Universidade municipal é proposta de José Soares para educação dos paulinenses
Com o objetivo de aumentar oportunidades aos moradores de Paulínia, o vereador José Soares (Republicanos) sugere a criação de universidade municipal, seguindo modelos já existentes em outras cidades do interior paulista e da região do ABC Paulista.
“As instituições municipais de Ensino Superior são autarquias e fundações e seguem as mesmas normas impostas às universidades públicas. Contratam professores por concurso, fazem vestibular e se submetem às mesmas regras de avaliação ao Ministério da Educação. A diferença mora na forma que arrecadam recursos: por iniciativa própria, por meio da cobrança de mensalidades”, diz a Indicação 1334/2021.
Segundo o vereador, as mensalidades são mais em conta do que instituições privadas, porque o modelo municipal não visa lucro.
Ele propõe também mudança do prédio que abriga o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento de DSTs e Aids. “Hoje no local há uma equipe completa e acolhedora e que tem conseguido de forma muito eficiente atender a demanda. Porém o espaço não é adequado, pois não há salas suficientes, os funcionários revezam da forma que conseguem para utilizar as instalações.”
José Soares pede ainda obrigatoriedade do uso de crachás nas repartições dos serviços públicos; observatório/museu de astronomia no município; campanhas nas escolas sobre a importância da doação de sangue; espaço de lazer no Jardim Planalto e melhorias na sinalização viária da avenida Cândido Pedro Braga, no bairro Bom Retiro.
[av_font_icon icon=’ue801′ font=’cmp’ style=” caption=” link=” linktarget=” size=’20px’ position=’left’ animation=” color=” id=” custom_class=” av_uid=’av-tfyaqp’ admin_preview_bg=”][/av_font_icon]MAIS DETALHES
Acompanhe o andamento das propostas.
Texto: Felipe Luchete
imprensa@camarapaulinia.sp.gov.br
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia