José Soares pede “Virada da Saúde” e fraldários em UBSs e prédios públicos

O vereador José Soares (Republicanos) cobra fraldários em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e prédios públicos municipais. Segundo ele, muitos estabelecimentos ainda não têm local adequado, enquanto outros apresentam condições improvisadas e precárias.

O objetivo é garantir espaço reservado e limpo às mães e responsáveis com crianças de colo.

Outra ideia é o programa “Virada da Saúde”: data para conscientizar a população sobre a necessidade de incorporar hábitos saudáveis em sua rotina, reunindo oportunidades de exames, palestras, exposições, oficinas e atividades voltadas ao bem-estar. A iniciativa existe desde 2015 na capital paulista.

José Soares também propõe campanhas de conscientização para o diagnóstico de Transtorno de Processamento Auditivo Central, além de incentivo a empresas para promoverem o uso do símbolo de girassol em vagas de estacionamento – reservadas para pessoas com deficiências ocultas.

Ele ainda cobra programa habitacional em Paulínia, com moradias a quem precisa. De acordo com resposta da Prefeitura, está em fase final de elaboração a regulamentação de critérios para cadastrar interessados.

As propostas incluem criação de Cinemateca, com acervo de filmes produzidos no município; recapeamento asfáltico em vias dos bairros Jardim Vista Alegre e Alto de Pinheiros; iluminação pública no bairro Vida Nova; e fiação subterrânea nos novos loteamentos que forem implantados no município.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Jonathas Oliveira/ Prefeitura de Boa Vista

Texto: Felipe Luchete