Juninho sugere eco barreira no Rio Atibaia no trecho que corta Paulínia
O vereador Juninho Lalupe (Republicanos) solicita a instalação de uma barreira ecológica no trecho do Rio Atibaia que corta o município de Paulínia, com objetivo de conter resíduos que são despejados ou transportados ao longo do curso do rio, para evitar que poluam o meio ambiente e prejudiquem a fauna e a flora locais.
Lalupe destaca ainda que a eco barreira poderia contribuir para a melhoria da qualidade da água, preservar os ecossistemas aquáticos e sensibilizar a população quanto à importância da preservação ambiental.
Outra proposta é instalar novos pontos de recarga do cartão de transporte público municipal em diferentes regiões da cidade, como centros comerciais, unidades de saúde, escolas e demais prédios públicos. A medida tem como finalidade garantir maior comodidade, acessibilidade e eficiência no uso do sistema de transporte público.
Atualmente Paulínia conta com apenas um ponto de recarga do cartão de transporte, localizado no Rodoshopping, limitando a usabilidade, especialmente aos usuários que residem em bairros mais afastados e que dependem do transporte público diariamente.
Demais propostas de Juninho são informatizar o segmento de saúde no município; implementar uma UTI Neonatal em Paulínia e construir de um complexo esportivo na região do bairro São José
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)