Kuka sugere polo de empregabilidade inclusiva para pessoas com deficiência em Paulínia
O vereador Carlos Kuka (PL) sugere criar Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) em Paulínia, a fim de oferecer atendimento especializado, acolhimento humanizado e orientação profissional para pessoa com deficiência.
De acordo com Kuka, o serviço atuaria desde a busca ativa por oportunidades até o suporte no período pós-contratação, garantindo acompanhamento e adaptação adequada integral. Além disso, o PEI disponibilizaria acesso a cursos gratuitos de capacitação, orientação sobre laudo de funcionalidade e apoio às empresas.

Ainda na área da inclusão, ele indica instalar balanças de solo acessíveis para cadeirantes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Hospital Municipal, para que seja possível a pesagem de cadeirantes de forma prática e segura.
Atualmente, pessoas que fazem uso de cadeira de rodas enfrentam dificuldades no momento da pesagem, etapa fundamental para avaliações médicas e acompanhamento de tratamentos.
Outras propostas são realizar dias exclusivos para pessoas com deficiência nas festividades de Natal promovidas pelo município e ampliar serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para o bairro São José.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)
Imagem: André Amendoeira /SEEDF


