Nova lei institui o Dia Municipal de Alfabetização e atividades para soletrar

Já está em vigor na cidade uma lei que institui 14 de novembro como o Dia Municipal de Alfabetização. Mais do que uma data comemorativa, a norma abrange programa de soletração, com campeonatos e brincadeiras de soletração nas escolas, parques e praças.

O vereador Fábio da Van (Cidadania), autor da ideia, diz que a iniciativa visa incentivar a escrita, a prática da leitura e o letramento das pessoas, especialmente dos alunos matriculados na rede pública de ensino.

O vereador também indica, através do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, a distribuição gratuita de absorventes nas Unidades Básicas de Saúde, escolas municipais, estaduais e federais e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O programa atende as pessoas registradas no Cadastro Único do Governo Federal e cidadãos em situação de rua ou vulnerabilidade, segundo ele.

Além disso, solicita mais profissionais das áreas de psicologia e terapia ocupacional, para atendimento no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS IJ).

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 4 – Educação de Qualidade. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Texto: Lara Santana (Estagiária)

* Texto alterado dia 09/01/2024 para correção.