Lucas indica doação de sangue animal e passe livre de ônibus para autistas e acompanhantes
O vereador Lucas Barros (DC) sugere implantar a campanha “Pet Sangue Bom”, a fim de prestar apoio a animais que necessitem de transfusão de sangue, de forma mais ágil e segura.
A iniciativa visa incentivar tutores a cadastrarem seus animais como doadores voluntários, garantindo que clínicas parceiras possam formar um banco de sangue disponível em casos de urgência. A implementação da proposta seria possível em parceria com veterinários, universidades e ONGs de proteção animal.
Outra proposta é conceder isenção de tarifa no transporte público para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus acompanhantes, de forma a constituir uma ferramenta efetiva de apoio à mobilidade e proteção integral da pessoa com deficiência.
Como muitas pessoas com TEA demandam apoio constante em seus deslocamentos, Lucas defende estender o benefício ao acompanhante, conforme avaliação médica e laudo especializado.
Ele também propõe implantar modelo de coleta programada com tambores metálicos e criar uma central municipal de escuta ou plantão de saúde emocional, destinada ao apoio psicológico à população.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)
Imagem: Universidade Estadual de Londrina