Manoel Filhos da Fruta pede manutenção nas plataformas elevatórias para cadeirantes

O vereador Manoel Filhos da Fruta (PCdoB) protocolou indicação na secretaria da Câmara de Paulínia, onde solicita ao Executivo, que a empresa de transporte público execute a manutenção nas plataformas elevatórias para cadeirantes em todas as linhas de ônibus e demais equipamentos de segurança dos veículos da frota que circulam na cidade.

A proposta estabelece que a empresa responsável pelo transporte coletivo no município fique obrigada a fazer a revisão regularmente em seus veículos necessários à acessibilidade e ao transporte seguro das pessoas portadoras de deficiência. A empresa deve realizar a manutenção dos elevadores e demais instrumentos em todos os seus ônibus, em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Vereador Manoel Filhos da Fruta (PCdoB)

Manoel lembrou que, o município desfruta, mediante contrato, dos serviços de transporte urbano da Empresa Passaredo, que há algum tempo tem reestruturado sua frota para oferecer acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Em contrapartida, nosso município também já reformou parte de seus calçamentos e os pontos de ônibus possuem, em sua maioria, guias rebaixadas para embarque e desembarque desses passageiros.

“Essa medida permite que boa parte das pessoas que possuem esses cuidados especiais, possam se locomover pela cidade para compras, visitar parentes, pagamentos, passeios e até mesmo a possibilidade de um trabalho formal. Isso é possível, pois o transporte coletivo está equipado de um elevador acoplado a um motor hidráulico que faz a subida via controle remoto onde o cobrador do ônibus opera, controlando a subida e descida da cadeira ou a pessoa sem praticamente nenhum esforço”, afirma Manoel.

Conforme o vereador, a constante utilização, provavelmente, sem uma manutenção preventiva, o mecanismo começou a sofrer desgaste, levando muitas vezes ao não funcionamento. Ele ressaltou, porém, que isso vem acarretando um desconforto muito grande por parte da pessoa dependente do serviço, desestimulando-as de sair de sua casa para não passar vergonha de muitas vezes ter que ser carregada por duas ou mais pessoas degraus a baixo até o chão.

Ademir Inácio (MTB nº 28.228/SP)
Imagens: Câmara de Paulínia