Messias Brito sugere troca de materiais recicláveis por produtos de hortifruti

O vereador Messias Brito (PL) sugere programa “Câmbio Verde” em Paulínia, que se trata da troca de materiais recicláveis e óleo vegetais por produtos de hortifruti. O objetivo é criar na população o hábito de separar o lixo e conscientizar sobre o descarte correto de resíduos.

A ideia é baseada nos moldes da Prefeitura de Curitiba: quinzenalmente o munícipe levaria ao ponto de troca, em data e horário pré-determinados, 4 quilos de materiais recicláveis (papel, papelão, vidro, sucata ferrosa ou não ferrosa) ou óleo de cozinha acondicionado em garrafas PET de 2 litros. Essa quantidade de material é equivalente a 1kg de produtos hortifruti, diz.

Messias também propõe programa de práticas de esporte para mulheres com histórico e/ou em tratamento de câncer de mama. Segundo ele, o exercício físico é vital para liberar substâncias importantes no organismo, como a endorfina e a serotonina e neurotransmissores responsáveis por regular o humor, o prazer, o sono e o bem-estar.

Além disso, indica programa “Casa do Bebê”: um espaço com UTI para atendimento exclusivo de gestantes e recém-nascidos, com até 18 meses de idade.

O vereador ainda solicita plataforma de Sistema de Informação Geográfica, com o objetivo de controlar e monitorar o impacto ambiental, disponibilizando relatórios à Administração e aos munícipes.

A proposta está em sintonia com o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Governo Federal

Texto: Lara Santana (Estagiária)