Nova lei, proposta por Douglas Guarita, estimula empresas a patrocinar atletas e paratletas da cidade
Uma nova lei municipal institui o Programa Adote um Campeão, a fim de incentivar o patrocínio de atletas e paratletas locais por empresas privadas no município.
A Lei 4.639/2025, apresentada pelo vereador Douglas Guarita (DC) e já sancionada pelo prefeito, tem como objetivo atender talentos que morem em Paulínia há pelo menos dois anos, regularmente inscritos em federações ou confederações esportivas.
Já as empresas participantes, com sede ou filial na cidade, devem receber o selo “Empresa Amiga do Esporte – Adote um Campeão”, como reconhecimento público pelo incentivo ao esporte local.
Douglas também propõe criar fundos municipais de Cultura, Esporte e de Tecnologia e Inovação, para estruturar políticas permanentes, ampliar a captação de recursos e fortalecer ações voltadas a essas áreas
Segundo ele, é necessário garantir recursos específicos, contínuos e transparentes estaduais, federais e privados, além de garantir maior planejamento e transparência na execução de atividades.
Outra proposta é realizar censo para levantamento da população idosa em Paulínia, um mapeamento desse público para ajudar na elaboração de políticas públicas.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)
Imagem: Prefeitura de Paulínia


