Com nova lei de Kuka, pessoas em vulnerabilidade social terão transporte gratuito para consultas e serviços municipais
Uma nova lei municipal, proposta pelo vereador Carlos Kuka (PL) e sancionada pelo prefeito, institui o Programa Mobilidade Conectada e Inclusiva, ampliando o acesso a transporte gratuito para idosos, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção em situação de vulnerabilidade social.
Por meio de aplicativo, esse grupo poderá solicitar deslocamento para serviços médicos e de saúde eletivos, como emergência ou urgência II, acesso a programas sociais e de assistência social, como também participação em atividades culturais, educacionais e de lazer promovidas pelas secretarias municipais.
O serviço será gerenciado pela Prefeitura. A Lei 4.626 define os critérios para conceder o benefício: uma das principais regras é comprovar o estado de vulnerabilidade social.
Outra proposta do Kuka é realizar censo municipal detalhado para identificar a quantidade de pessoas com deficiência residentes em Paulínia, bem como a classificação dos diferentes tipos de deficiência existentes.
Segundo ele, o levantamento é fundamental para que o município tenha um panorama real das necessidades, permitindo elaborar projetos, programas e investimentos que atendam essas pessoas e suas famílias.
Kuka ainda propõe reforma no telhado da cobertura do portal de entrada do Parque Zeca Malavazzi e piso de acesso ao Ginásio de Esportes Agostinho Fávaro.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)
Imagem: Prefeitura de Jundiaí