Nova lei, proposta por Valadão, permite presença de doula durante trabalho de parto em Paulínia
Uma nova lei municipal (4.594/2025) garante que grávidas tenham a presença de doula nas consultas e exames de pré-natal, durante todo o período de trabalho de parto e até na fase pós-parto, nas unidades de saúde púbica e privada do município.
O projeto foi apresentado pelo vereador Fabio Valadão (PL), aprovado em Plenário e sancionado pelo prefeito.
A doula é uma profissional treinada para oferecer suporte físico, emocional e informativo a gestantes antes, durante e após o parto. Por isso, é importante sua presença no acompanhamento da gravidez, além dos acompanhantes e familiares já permitidos por lei.
Ainda na área da saúde, Valadão sugere expandir o estacionamento do Hospital Municipal, para aumentar o número de vagas e proporcionar maior conforto, segurança e acessibilidade aos pacientes e familiares.
Outra proposta visa capacitar em primeiros socorros os monitores e motoristas do transporte escolar. O vereador ainda solicita que o município contrate mais motoristas para atender todas as pastas da Prefeitura, principalmente o setor da saúde.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e bem-estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)
Imagem: Biblioteca Virtual de Enfermagem