Paulínia tem lei para cinema exclusivo a crianças com TEA e Síndrome de Down

Uma lei municipal obriga os cinemas instalados na cidade a realizarem, pelo menos uma vez ao mês, sessão destinada a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com Síndrome de Down e aos seus familiares.

A norma sobre pessoas autistas foi criada no ano passado, por iniciativa do vereador Dr. Grilo (MDB). Em 2023, o vereador Fábio da Van (Cidadania) sugeriu abranger também jovens com Síndrome de Down.

A diferença é que a exibição poderá ser mais clara, sendo permitidas a entrada e a saída a qualquer momento, e os assentos não serão necessariamente numerados.

Outra lei de Fábio da Van institui a Semana Municipal do Brincar, que deve ser celebrada na última semana do mês de maio, integrando-se às comemorações do Dia Mundial do Brincar, em 28 de maio.

A semana tem como objetivo valorizar as atividades lúdicas na vida das crianças, resgatar brincadeiras tradicionais, promover integração e combater o sedentarismo e a obesidade.

Fábio da Van também sugere a Semana Municipal da Longevidade (envolvendo pessoas com idade superior a 50 anos). Seria comemorada no dia 1º de outubro e discutiria temas de relevância da terceira idade, como cultura, lazer, saúde, educação, legislação e assistência social.

A proposta está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Prefeitura de Eusébio

Texto: Felipe Luchete e Lara Santana (Estagiária)