Pedro Bernarde propõe mecanismos verdes que evitem alagamentos nas ruas de Paulínia
O vereador Pedro Bernarde (DC) sugere estudos técnicos para implantar jardins de chuva e calçadas com poços de infiltração em áreas públicas do município. A medida visa aproveitar melhor a água das chuvas e transformá-la em aliada da sustentabilidade urbana.
Os jardins de chuva são depressões naturais no solo com vegetação nativa que ajudam a coletar e filtrar a água da chuva, evitando alagamentos e contribuindo para a recarga do lençol freático. Já os poços de infiltração são indicados para locais onde não há espaço para jardins, mas têm o mesmo objetivo: permitir absorção no solo, em vez de escorrer pelas ruas. A iniciativa pode ser aliada a ações educativas nas escolas e comunidades, unindo infraestrutura, meio ambiente e cidadania.
Pedro também propõe biovaletas em áreas públicas: estrutura formada por valas ajardinadas, capazes de captar, filtrar e direcionar as águas pluviais, imitando o processo natural de infiltração.
A tecnologia já é adotada em cidades como Campinas e São Paulo, e promove melhorias na drenagem urbana, na qualidade da água e na paisagem das cidades. “É uma forma de transformar o problema dos alagamentos em solução ecológica e ainda recuperar espaços públicos para o convívio”, destacou o vereador.
Em outra indicação, o vereador propõe salas de leitura e estudos em pontos estratégicos de Paulínia. A ideia é promover saúde mental, bem-estar e acesso ao conhecimento por meio de ambientes tranquilos, silenciosos e acolhedores.
Para ele, seria um um investimento na saúde pública e na formação de uma cidade mais consciente e preparada para o futuro.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Imagem: Prefeitura de São Paulo
Texto: Eloy de Oliveira