Sargento indica salas multifuncionais nas escolas, para alunos que precisem de suporte especial
O vereador Sargento Camargo (Republicanos) indica instituir, em todas as escolas municipais, Salas de Recursos Multifuncionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE), espaço para alunos que necessitem de suporte pedagógico diferenciado.
Segundo ele, a iniciativa proporciona um ambiente escolar mais inclusivo, acolhedor e preparado para atender às diversidades, com profissionais especializados. Ele defende que o acesso deve ser amplo, mesmo para estudantes que não têm laudo ou diagnóstico de deficiência.
Outra proposta é implantar contêineres sensoriais em eventos promovidos pela Prefeitura de Paulínia, uma espécie de refúgio em ambientes com grande movimentação e estímulos intensos, voltado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições sensoriais.
As estruturas seriam adaptadas com iluminação suave, isolamento acústico, brinquedos sensoriais e elementos calmantes, ideais para que pessoas com TEA ou outras hipersensibilidades sejam acolhidas em momentos de colapso ou sobrecarga emocional.
Sargento Camargo ainda propõe implantar ecopontos na cidade e medidas para padronizar as placas de sinalização indicativas de radares no município.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 4 – Educação de Qualidade. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)
Imagem: Prefeitura de Mossoró


