Sargento pede reforço na segurança, com Delegacia da Mulher 24h e base da Guarda Municipal na Praça da Amizade
O vereador Sargento Camargo (Republicanos) indica ampliar horário de funcionamento da Delegacia da Mulher de Paulínia, para atendimento 24h por dia, a fim de oferecer cuidados em momentos críticos, especialmente à noite e de madrugada, nos fins de semana e feriados, períodos que casos de violência doméstica e familiar tendem a ocorrer com maior frequência.
Atualmente, a Delegacia da Mulher abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. No entanto, há demanda de mulheres que necessitam do serviço fora desse horário, especialmente aos finais de semana. Ali, funciona a Sala Lilás, um ambiente preparado para o atendimento humanizado.
Ainda na área da segurança, Sargento propõe base fixa da Guarda Municipal na Praça da Amizade, como prevenção e combate a furtos, roubos, vandalismo e outras ocorrências que impactam diretamente os comerciantes, trabalhadores e consumidores que circulam diariamente pela região.
A praça, localizada no centro comercial da cidade, já conta com estrutura física adequada para receber um posto, de acordo com o vereador. Segundo ele, isso reduziria custos com obras e facilitaria a fixação da Guarda Municipal como um ponto de referência de proteção diante da circulação de pessoas, em dias úteis e nos horários de pico.
Outras propostas são implantar telas de proteção nos bueiros da cidade e instituir campanha de prevenção e conscientização do câncer de mama durante todo o ano.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)
Imagem: Governo de São Paulo