Câmara reinicia sessões e cobra informações sobre drenagem urbana e saúde pública
A Câmara de Paulínia retomou nesta terça-feira (27/01) os encontros legislativos, após o recesso legislativo, em sessão ordinária conduzida pelo presidente Pedro Bernarde (DC).
Entre os primeiros temas deliberados, ganhou destaque requerimento do vereador Messias Brito (PL), que solicita à Prefeitura informações sobre o Plano Municipal de Drenagem Urbana e as medidas de prevenção a alagamentos. O pedido trata de um problema que afeta diversos bairros e impacta diretamente a mobilidade, a segurança e o patrimônio da população, sobretudo no período atual de chuvas.
Os vereadores aprovaram outros requerimentos relevantes: o vereador Sargento Camargo (Republicanos) solicita ações de cuidado com a saúde mental, no mês da campanha Janeiro Branco; o vereador Juninho Lalupe (Republicanos) critica a qualidade da recomposição asfáltica após obras realizadas pela Sabesp em vias do município, enquanto Lucas Barros (DC) lamenta maus-tratos ao cão Orelha em Santa Catarina, caso de repercussão nacional.
A pauta incluiu leitura de um pedido de comissão processante contra o prefeito de Paulínia, devido à nomeação de um secretário municipal. O Plenário rejeitou a denúncia, por unanimidade.
O líder de governo, José Soares (Republicanos), subiu à tribuna e considerou o documento frágil, sem provas de irregularidade. Outros representantes do Legislativo usaram a palavra e reclamaram de tentativas de desestabilizar as administrações municipais: desde 2017, foram registrados 28 pedidos de abertura de comissão processante.
RECONHECIMENTOS
A 1ª Sessão Ordinária teve aprovações de honrarias e de congratulações. O vereador Helder Pereira (PL) parabenizou a Prefeitura e a Secretaria de Esportes pela recepção da Copa São Paulo de Futebol Júnior – Copinha 2026. Fabio Valadão (PL) destacou a participação do Paulínia Futebol Universitário na competição, como incentivo ao esporte de base.


