Vereadores aprovam, em primeira discussão, proposta para proibir queima de fogos com barulho

A Câmara de Paulínia voltou do recesso legislativo nesta terça-feira (28/1), com votação de seis projetos de lei em primeira discussão (quando se analisa a legalidade da proposta). Um deles proíbe a queima de fogos de artifício com barulho na cidade.

O PL 65/2019 foi apresentado pelo Poder Executivo à época em que o atual presidente da Câmara, Antônio Miguel Ferrari, o Loira (DC), comandava a Prefeitura. O objetivo não é acabar com espetáculos que usam fogos de artifícios, e sim com os artefatos que causam barulho e afetam, principalmente, a saúde auditiva de seres humanos, em especial crianças, autistas, idosos e doentes, além de animais.

Outra proposta visa garantir atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia em órgãos públicos, empresas públicas e concessionárias de serviços públicos localizadas em Paulínia, durante todo o horário de expediente. A identificação dos beneficiários deve ser feita por meio de cartão expedido gratuitamente pela Secretaria Municipal da Saúde.

O Projeto de Lei 4/2020 é de autoria da vereadora Fábia Ramalho (PMN). Ela também pretende instituir no calendário oficial de eventos do município o Dia da Conscientização da Fibromialgia, a ser celebrado, anualmente, em 12 de maio. O PL 5/2020 tem a pretensão de incentivar o debate sobre a doença, por meio de palestras, debates e seminários acerca da doença.

A fibromialgia é uma síndrome na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles.

[av_font_icon icon=’ue817′ font=’entypo-fontello’ style=” caption=” link=” linktarget=” size=’20px’ position=’left’ animation=” color=” id=” custom_class=” av_uid=’av-1516tf3′ admin_preview_bg=”][/av_font_icon]

COMISSÃO ESPECIAL

A 1ª Sessão Ordinária do ano apresentou o relatório final de uma comissão especial, criada no ano passado, para apurar responsabilidades pela morte de uma bebê recém-nascida no Hospital Municipal. O documento descreve irregularidades na forma como a mãe da criança foi tratada durante o parto.

De acordo com o relator, vereador Fábio Valadão (PRTB), e o presidente da comissão, Edilsinho Rodrigues (PSDB), o objetivo não foi apontar culpados, mas levantar questionamentos sobre procedimentos médicos da instituição, prestar informações aos familiares e auxiliar órgãos de investigação, como o Conselho Regional de Medicina e o Ministério Público.

[av_font_icon icon=’ue80d’ font=’entypo-fontello’ style=” caption=” link=” linktarget=” size=’20px’ position=’left’ animation=” color=’#43916b’ id=” custom_class=” av_uid=’av-3wli1a’ admin_preview_bg=”][/av_font_icon]ASSISTA

[av_font_icon icon=’ue817′ font=’entypo-fontello’ style=” caption=” link=” linktarget=” size=’20px’ position=’left’ animation=” color=” id=” custom_class=” av_uid=’av-w20q9b’ admin_preview_bg=”][/av_font_icon]OUTROS TEMAS

Também foi aprovado o Projeto de Lei 3/2020, de autoria do vereador José Soares (Republicanos), que planeja instituir o Dia do Obreiro Universal, a ser comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de agosto.

Segundo o autor, o texto foi criado com o intuito de homenagear os voluntários que compõem o corpo de Obreiros da Igreja Universal do Reino de Deus, pelos relevantes serviços que realizam com a população, como a recuperação de dependentes químicos.

Soares e outros parlamentares abordaram os problemas da troca da empresa de ônibus na cidade. Ainda passou uma proposta que fixa o valor para os débitos judiciais a serem pagos mediante Requisição de Pequeno Valor (RPV) em Paulínia. Esse tipo de requisição pode ser feito quando a Justiça reconhece que o município tem dívidas: a parte vitoriosa não precisará entrar na fila de precatórios se o crédito for de até R$ 15 mil.

Foram analisadas na sessão 64 Indicações de vereadores (sugestões à Prefeitura) e votados 42 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações). Também foi feita homenagem à Missão Santa Teresa de Calcutá, por ter organizado jantar de Natal à população em condições de rua.

[av_toggle_container initial=’0′ mode=’accordion’ sort=” styling=” colors=” font_color=” background_color=” border_color=” hover_colors=” hover_background_color=” hover_font_color=” colors_current=” font_color_current=” background_current=” background_color_current=” background_gradient_current_color1=” background_gradient_current_color2=” background_gradient_current_direction=’vertical’ id=” custom_class=” av_uid=’av-3upcby’]
[av_toggle title=’CONSULTE O RESUMO DA PAUTA’ tags=” custom_id=” av_uid=’av-8ux0e’]
Relatório final da Comissão Especial de Inquérito 3/2019
Apuração de responsabilidades pela morte de recém-nascida no Hospital Municipal

Projeto de Lei 65/2019
Proíbe o manuseio, o uso, a queima e a soltura de fogos de estampido e de artifício de efeito sonoro ruidoso
Autor: Prefeitura

Projeto de Lei 1/2020
Estabelece valor de Requisição de Pequeno Valor na Administração Direta e Indireta do município
Autor: Prefeitura

Projeto de Lei 2/2020
Denomina via pública como Augusta Martins Fiorin
Autor: Prefeitura

Projeto de Lei 3/2020
Institui no Calendário Oficial o Dia do Obreiro Universal
Autor: Vereador José Soares (Republicanos)

Projeto de Lei 4/2020
Atendimento preferencial às pessoas com fibriomialgia no município
Autora: Vereadora Fábia Ramalho (PMN)

Projeto de Lei 5/2020
Institui no Calendário Oficial o Dia da Conscientização da Fibriomialgia
Autora: Vereadora Fábia Ramalho (PMN)
[/av_toggle]

[/av_toggle_container]

 

[av_font_icon icon=’ue80f’ font=’entypo-fontello’ style=” caption=” link=” linktarget=” size=’20px’ position=’left’ animation=” color=’#43916b’ id=” custom_class=” av_uid=’av-6xoq6′ admin_preview_bg=”][/av_font_icon]GALERIA DE FOTOS

[av_gallery ids=’10887,10883,10886,10904,10884,10888,10889,10892,10891,10890,10893,10903′ style=’thumbnails’ preview_size=’portfolio’ crop_big_preview_thumbnail=’avia-gallery-big-crop-thumb’ thumb_size=’portfolio’ columns=’4′ imagelink=’lightbox’ lazyload=’avia_lazyload’ id=” custom_class=” av_uid=’av-laujkf’ admin_preview_bg=”]

Texto: Thiago Henrique
Assessoria de Imprensa
imprensa@camarapaulinia.sp.gov.br
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia

Compartilhar essa postagem


Pular para o conteúdo